Skip to content

Palestra realizada pelo Senac na unidade de Sobradinho faz alerta sobre o câncer de mama

O Senac-DF realizou uma palestra sobre câncer de mama com a médica e fundadora da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer, Luci Ishii. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da unidade de Sobradinho, com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. Na oportunidade, a palestrante falou sobre a importância do autoexame, as causas do câncer de mama e como se prevenir.

A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Cíntia Gontijo, fez a abertura do evento e falou da relevância de ações como essa para conscientizar as mulheres. “Esse é um momento ímpar de muito aprendizado. As vezes passamos uma vida inteira sem saber informações tão importantes sobre doenças que atingem milhares de pessoas todos os anos. Estamos aqui para ajudar e transformar vidas. Gostaria de agradecer o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, e a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara”, disse Cíntia

Palestra

A Dra. Luci Ishii começou sua fala destacando a relevância das mulheres procurarem saber mais informações sobre o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 66 mil mulheres contraem a doença por ano no Brasil. No DF, são cerca de 730 novos casos por ano. “Quanto mais cedo diagnosticado maiores são as chances de cura. Agora, quanto mais avançado, mais sofrido e mais caro é o tratamento. Hoje, infelizmente, mais de 60% dos pacientes diagnosticados que chegam ao SUS, são em estágio mais adiantando, quando a chance de cura é menor. Então, podemos mudar essa realidade, se aprendemos a diagnosticar precocemente e fazer o autoexame”, destacou a médica Luci Ishii.

Ela também lembrou que o medo impede que as pessoas façam a prevenção. “É necessário buscar ajuda, deixar de ter medo e enfrentar, já que os diagnósticos precoces salvam vidas”, disse. De acordo com Luci Ishii, mais de 90% dos diagnosticados são descobertos pelo autoexame. Ela explicou que o autoexame pode ser realizados de 3 formas: em frente ao espelho, no chuveiro e na cama. “No espelho, é necessário olhar as alterações na mama, se ela aumentou de volume, ou se existe uma diferença de tamanho. Também pode haver uma cor mais avermelhada, que pode ser um sinal. No chuveiro, na hora do banho, o exame é realizado com exercícios circulares, com a mão ensaboada. Na cama, a posição é deitada, com uma mão na nuca e apalpando os seios, com os dedos, de forma circular”, disse.

Entre os fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer de mama estão: sobrepeso; inatividade física; consumo de bebida alcoólica; cigarro; exposição excessiva ao Raio-X; e uso de anticoncepcionais por tempo prolongado. Outro assunto que não é levado muito a sério é que o câncer de mama também atinge os homens. São cerca de 227 mortes de homens pela doença por ano no País. “Homens também podem ter a doença, eles representam 1% de todos os casos. É preciso procurar ajuda e se informar”, salientou.

Parceria com o Senac

A médica Luci Ishii também falou da parceria que é realizada com o Senac: um trabalho de assistência social e de humanização dos pacientes com câncer. “Quando me aproximei do Senac-DF eu conheci a Lucila, gerente do Senac de Sobradinho, e começamos uma parceria, com a ideia de trabalhar a humanização dos pacientes. Bolamos uma sacolinha para disfarçar sondas. Também são feitos turbantes e perucas. Um trabalho maravilhoso”, conta Luci Ishii.

A gerente da unidade do Senac de Sobradinho, Lucila Lins Lago, informou que essa parceria é um trabalho muito bacana. “Esse trabalho começou na ação móvel. Hoje, contamos com a ajuda dos professores e alunos do Senac, principalmente da área de costura e moda”, explicou Lucila.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo