Skip to content

Senac forma jovens que cumprem medida socioeducativa em São Sebastião

O Senac-DF segue formando jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na capital do País. Nesta terça-feira (29), foi a vez dos adolescentes da unidade de Internação de São Sebastião receberem o certificado de conclusão do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. A qualificação faz parte de um projeto que reúne diversas instituições do Distrito Federal e tem como objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes e jovens, por meio do acesso à profissionalização. A cerimônia foi realizada online – com o intuito de atender às recomendações de combate ao coronavírus.

O diretor regional do Senac-DF, Augusto César Chabloz, abriu o evento. Ele destacou que um dos principais objetivos do Senac é proporcionar educação. “Participar desse projeto e possibilitar essa vitória aos alunos é uma imensa alegria. Acredito que a educação faz parte de um contexto muito maior: ela proporciona uma liberdade e possibilidades para trilhar a vida de forma coerente e coesa”, disse. “Nós do Senac acreditamos nos alunos. É uma honra poder estar aqui e ver esse passo que irá nortear a vida de todos que participaram desse projeto”, concluiu o diretor do Senac-DF, Augusto César Chabloz.

A Idealizadora do projeto, a procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, falou sobre o poder que a iniciativa tem de transformar a vida dos jovens. “Fazer esse programa é emocionante para todos nós. É um trabalho humano, que resgata vidas. A gente sabe também que esse trabalho é uma aposta de acreditar nesses meninos, saber que eles podem sim ser motivo de orgulho para todos nós. Quando o curso termina, a gente nota a transformação em cada um deles. Estou muito feliz por fazer parte disso e proporcionar cidadania e a prática de virtude”, enfatizou.

A juíza de Direito da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, Lavínia Tupy Vieira Fonseca, que está à frente do projeto no Tribunal de Justiça do DF, parabenizou os alunos pelo esforço e força de vontade. “É um dia de vitória, eu olho para os formandos e vejo otimismo e esperança diante de todas as dificuldades. Agora eles deram o primeiro passo para um novo sentido na vida”, explicou. A coordenadora de políticas para jovens e adolescentes da Secretaria de Justiça do DF, Monique Reis, também parabenizou os alunos e falou da grande oportunidade que eles ganham ao receber esse certificado de conclusão de curso.

O instrutor do Senac, José Wendel Duarte, que esteve com os alunos durante todo o percurso agradeceu aos jovens. “Eu vi jovens com vontade de aprende e isso é o mais gratificante para um professor. Só tenho a agradecer”, falou.

Sobre o projeto

O projeto de capacitação de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação foi realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), o Ministério da Economia, a Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal (SRTb/DF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, por meio de Termo de Adesão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo