fbpx

Senac inaugura Centro de Referência em Tecnologia da Informação

O Senac inaugurou nesta segunda-feira (24) uma ala de tecnologia da informação na unidade do Setor Comercial Sul (Jessé Freire), em Brasília, com a presença de representantes da instituição, da Federação do Comércio do Distrito Federal, do Instituto Fecomércio e de sindicatos do segmento,  além de empresários e convidados. Ocupando todo o quarto andar do edifício Jessé Freire, o Centro de Referência em TI possui 11 laboratórios equipados com moderna infraestrutura de hardware e software, além de projetores interativos de última geração e capacidade para atender 876 alunos matriculados nos três turnos. Foram instalados 300 novos equipamentos.

Há mais de um ano, o Senac vem modernizando seu parque tecnológico para ampliar a oferta de cursos na área de Informação e Comunicação no DF, dando mais oportunidade a quem pretende investir em informática, uma das áreas mais promissoras da atualidade. Para isso, foram investidos R$ 9 milhões na compra de equipamentos modernos e na reforma desse andar da unidade Jessé Freire. Além disso, a instituição adquiriu 888 novas máquinas, que foram instaladas em todos os Centros de Educação Profissional do Senac no Distrito Federal, dando ênfase, além do Jessé Freire, às unidades da 903 Sul e Taguatinga. “O objetivo desse investimento é melhorar a infraestrutura dos laboratórios para garantir a qualidade dos cursos e também ampliar a oferta dos mesmos, que requerem ferramentas atualizadas, de modo a atender ao mercado, que está em constante mudança e cada vez mais exigente”, destaca o presidente do Senac-DF, Adelmir Santana.

Em seu discurso durante a cerimônia de inauguração, Adelmir destacou que é preciso estar focado no que o mercado deseja e que o propósito do Senac é o aluno. “Nosso propósito é servir sempre e servir bem. De nada adianta termos bons equipamentos e boas instalações se não tivermos uma equipe com o propósito de bem atender, de bem informar, de estar focado na principal matéria prima que é a razão do Senac: os alunos”, afirmou. “Sem os estudantes, não há razão da existência do Senac. O objetivo é a formação profissional e nós queremos que ela seja da melhor qualidade”, destacou, lembrando que o mercado na área é crescente e que nada existe sem tecnologia.

O diretor regional do Senac-DF, Luiz Otávio da Justa Neves, lembrou em seu pronunciamento, que a iniciativa de modernizar os laboratórios partiu do presidente Adelmir Santana, que deu todo o apoio necessário para que isso ocorresse. “Há um tempo, o presidente solicitou que tivéssemos um polo de tecnologia forte, pesado, da melhor qualidade, até porque no Distrito Federal isso é muito requerido. Conheço quase todos os regionais do Senac no Brasil e não vi nenhum com esse padrão de qualidade, com essa tecnologia que temos aqui. Agora temos condições de oferecer cursos ainda melhores”, afirmou.

A gerente da unidade, Maria do Carmo Maia, destacou em seu discurso a importância dos servidores que contribuíram para que a ala de informática fosse inaugurada. “Gostaria de ressaltar, com respeito e admiração, o esforço e a dedicação dos servidores e prestadores de serviço que se debruçaram tão arduamente para que essa ala se tornasse uma realidade”, afirmou ela, que chamou representantes de alguns setores para serem homenageados. Foram agraciados Eduardo Frederico da Luz Nogueira, responsável pelo desenho arquitetônico dos espaços pedagógicos;  Antonio Julien Bertin Koffi Nguessan, representando o Núcleo de Logística e Infraestrutura do Senac; Geraldo Kennedy do Couto, representando a Coordenação da TI do Senac; Edjalma Alves Feitosa, representando os artífices da instituição; Maria das Graças Paiano Nascimento, representando os prestadores de serviços da empresa Oriente; Vinícius Abrantes de Oliveira e Cláudio Mariano de Oliveira, representando os prestadores da empresa Visam; Anderson Tosca Torres, do curso Técnico em Informática, representando os alunos do Senac-DF; e Cláudio Pereira Gonçalves, subgerente da unidade Jessé Freire. A gerente Maria do Carmo também foi homenageada .

Atento às demandas do mercado de trabalho, o Senac oferece cursos na área de informática desde o nível básico até a pós-graduação. No eixo Informação e Comunicação, entre os cursos de formação inicial e continuada oferecidos destacam-se os de Operador de Computador, Excel Básico e Avançado, Lógica de Programação, Manutenção de Notebooks, Editor Gráfico e Web Designer. Na área técnica, o destaque é o Técnico em Informática, um dos cursos mais procurados, e o Técnico em Redes, que em breve voltará a ser ofertado. Os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Senac são Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E os cursos de pós-graduação disponíveis são Banco de Dados e Business Intelligence com ênfase em Software Livre, Governança em Tecnologia da Informação e Segurança da Informação.