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Senac produziu casting que desfilou no Summer Collections Brasília 2019

Quarenta alunos do Senac foram os responsáveis pela produção de cabelo e maquiagem dos modelos que participaram do Summer Colections Brasília, desfile de moda praia com o objetivo de valorizar a produção local. Os estudantes fizeram um mutirão para preparar 40 pessoas que entraram na passarela mostrando as coleções de dez marcas de Brasília. O trabalho em equipe, supervisionado pelos instrutores dos cursos de Cabeleireiro e Maquiagem das unidades de Taguatinga, Ceilândia e Ações Móveis, iniciou às 14h para que o casting estivesse pronto às 19h, hora de início do desfile. Em sua segunda edição, o Summer Collections foi realizado no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, nesta quinta-feira (5).

Idealizador do Summer Collections, o consultor de moda Fernando Lackman, destaca a importância da parceria com o Senac para a realização do encontro. “Para um evento de moda acontecer a gente precisa de criação, de modelos, de roupas e de beleza. Não tem como fazer um desfile de moda sem isso. Sem o Senac eu não conseguiria fazer o que eu faço hoje em Brasília porque não existem equipes e nem salões que atendam essa demanda. Ter os alunos do Senac para fazer esse trabalho junto com a gente, nada mais é do que o maior facilitador da vida de um produtor de moda. É importante demais”, afirmou Fernando.

Para ele, o Senac além de oportunizar para os alunos a possibilidade de ganhar experiência com esse tipo de trabalho, ajuda o mercado a crescer. “Desde 2015 a gente faz parceria de cabelo e maquiagem com o Senac e de lá para cá a gente só vê que está cada vez melhor, tanto na questão de agilidade, de produção, porque os professores treinam os alunos para isso, quanto para questão do visual mesmo. A maquiagem do Senac hoje bate de 10 a 0 em vários salões da cidade. É impressionante. Não tem como eu fazer um trabalho de moda em Brasília hoje sem esse apoio do Senac”, completa o produtor.

De acordo com Veronica Fialho Goulart, coordenadora de Moda e Beleza do Senac-DF, a vivência dos alunos em situações reais de trabalho é muito importante para decidirem o campo em que vão atuar. “Hoje estamos aqui com duas turmas de cabeleireiro e uma de maquiador. É importante para eles vivenciarem o que é um backstage de um desfile, que é uma das muitas atividades que esses profissionais podem, depois de formados, começar a trabalhar. Então eles estão vivenciando e vendo se gostam dessa grande movimentação que é o bastidor de um desfile”, explica Veronica, lembrando que os profissionais dessa área são bem remunerados porque a atuação demanda agilidade e criatividade para desenvolver o que o estilista pensou como projeto de beleza para a coleção.

Professor da área de Imagem Pessoal do Senac, Sanclair Santos destaca que essa experiência para os alunos é fundamental. “Aqui eles estão vivenciando o dia a dia do que vai ser a profissão deles lá fora. Então é interessante para eles saberem o tempo que vão precisar para executar o trabalho, como funciona, como vão trabalhar as posturas e atitudes que eles têm que tomar em relação ao profissionalismo lá fora”, explica.

Também professora da área de Imagem Pessoal, Stephanie de Sousa, afirma que é importante para o aluno ver que seu público não é só de um salão de beleza. “Em um evento de moda o estudante trabalha com mais pessoas, então ela vai ver os tipos de rosto e vai vivencia essa correria que é o mundo da moda. Aqui tudo acontece rápido, não pode parar um minuto. E isso é muito importante para a bagagem de um aluno”, diz a professora.

O Summer Collections Brasília 2019 conta com a participação das marcas Arara Store, Fabrika, Arpa Bikineria, Estilo Pool, Palloma Gomes, Sew-Up, Soul Mate, Sun Rose e Vento Radical, além da Aventto LifeWear e a sapataria Eleni Costa e o castingo foi formado por personal trainers, funcionários públicos, empresários, universitários, esportistas e artistas. Para promover a inclusão, os convidados doaram produtos de higiene pessoal que serão entregues ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, em Taguatinga.

Entre os parceiros do Summer Collections estão o Senac-DF, Sebrae-DF, Sindiveste-DF, Fibra-DF, Aventto Lifewear, Mestto Arquitetura e Cenografia, Global Camiseteria, Espaço Cultural Renato Russo, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa.

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