Skip to content

Senac realizou ação comunitária em Taguatinga

O Senac promoveu na manhã deste sábado (18), em sua unidade em Taguatinga, uma ação comunitária com palestras e atividades sobre o tema “Qualidade de vida no trabalho, saúde e segurança”. Alunos e docentes dos cursos Técnico em Nutrição, Técnico em Segurança do Trabalho, Barbeiro, Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Técnico em Enfermagem e Técnico em Massoterapia participaram promovendo atendimentos gratuitos de imagem pessoal (corte de cabelo, barba e maquiagem) e saúde (nutrição, massagem e aferição da pressão arterial), além de distribuírem cartilhas instrutivas. Um café da manhã com música ao vivo abriu as atividades da ação comunitária que contou com a presença de mais de 130 pessoas. A ação faz parte do Projeto Integrador do Prêmio Excelência Senac-DF, que tem por objetivo integrar os alunos de todos os cursos, em cada uma das oito unidades da instituição, com iniciativas de inovação e excelência da educação profissional.

“Essa ação comunitária está acontecendo em vários locais da unidade ao mesmo tempo e é fruto, na verdade, de um trabalho dos nossos alunos com nossos professores, num projeto que a gente participa chamado Prêmio Excelência Senac, que tem uma série de etapas, e uma delas está acontecendo hoje”, explicou Ledir Almeida, gerente do Senac Taguatinga, ao abrir oficialmente as atividades. “Estão aqui presentes, além da comunidade, alguns comerciantes da região e algumas autoridades. É um evento nosso, feito com muito carinho. É uma ação educativa para a gente se integrar e entender, principalmente, a importância da qualidade de vida, da saúde e da segurança no trabalho, pois nós passamos a maior parte da nossa vida no trabalho. Então nós temos que estar no nosso trabalho de uma forma saudável, com consciência, seja nas diversas ocupações que a nossa sociedade tem e formamos aqui e também nas atividades que nós exercemos enquanto trabalhadores”, concluiu.

O Projeto de Integração do Prêmio Excelência do Senac em Taguatinga buscou articular todas as turmas dos cursos do Senac em Taguatinga no tema Qualidade de Vida no Trabalho, associando saúde e segurança. Os alunos e professores fizeram uma pesquisa com essa temática com empresariado e comércio local de Taguatinga e de Vicente Pires abordando essa temática, procurando saber como eles veem a questão da segurança no trabalho e da saúde do trabalhador.

“Quando começamos a elaborar o projeto do Prêmio Excelência, nossa ideia inicial foi atingir a comunidade ao redor do Senac em Taguatinga. A gente pensou em envolver todos os cursos, todos os alunos, todos os empresários e moradores ao redor, mas a gente pensou nos colaboradores também. Então a nossa ideia foi de levar primeiramente para o empresários pedindo autorização apara que eles participassem do projeto e que autorizassem os colaboradores a participar também. Num segundo momento a gente levou os alunos a campo para aplicar questionários com perguntas sobre o estilo de vida deles, de quanto tempo passam no trabalho, como é a alimentação deles no período em que estão trabalhando, se tem pausas para se alimentar, se passam muito tempo se deslocando de casa para o trabalho. Uma das perguntas que a gente levantou no final do questionário foi se eles achavam que tinham qualidade de vida. E aí a gente relacionou sempre a qualidade de vida ao trabalho. Para os empresários a gente então levou essa conscientização de que o funcionário que tem qualidade de vida e se sente bem no trabalho, consequentemente vai estar mais motivado e vai produzir melhor. Então a nossa temática foi muito voltada para isso”, explicou Patrícia Barbosa, uma das coordenadoras do Projeto Prêmio Excelência do Senac em Taguatinga.

O projeto envolveu em torno de 400 alunos e 60 empresas de Taguatinga (Taguacenter, avenida Comercial e QND) e o comércio local de Vicente Pires. “ Visitamos empresas de diferentes ramos como comércio, escritórios de contabilidade, seguros, empresas de segurança, clínicas de saúde, laboratórios, enfim, foi um público bem diversificado”, destaca Emilaine de Paula, também coordenadora do Projeto Prêmio Excelência do Senac em Taguatinga. “Ao total envolvemos todos os alunos, todas as turmas e todos os professores, Além dos que estão mais à frente que é justamente o Técnico em Segurança do Trabalho e o Técnico em Nutrição, nós contamos com a parceria de outros cursos, até mesmo que não estão aqui no CEP, como o pessoal da Enfermagem e Massoterapia, que veio do Senac da 903 Sul para dar uma força para a gente também desenvolvendo essa temática. O pessoal de Imagem Pessoal também está dando um apoio porque, de certa forma, a autoestima influencia muito em como você conduz essa questão da qualidade de vida, como o fato de você se sentir bem, de se sentir bem até mesmo no trabalho”, explica, destacando que os alunos do Programa de Aprendizagem foram o braço forte da ação porque desenvolveram a pesquisa, foram a campo e participaram das formações realizadas internamente no Senac.

O empresário Paolo Pereira Gonçalves, empresário de Taguatinga, achou a iniciativa do Senac interessante. “Na realidade é o que falta, tem muito pouca informação sobre segurança do trabalho e outros temas. Nesse evento passei no estande que tem informações sobre o risco de contaminação do plástico, maneiras corretas de lavar panelas e utensílios, e como utilizar melhor o micro-ondas. Apesar de eu já saber algumas coisas que foram passadas, foi bom para reiterar o meu conhecimento”, afirmou o empresário que também participou das palestras.

Omara Dias, da empresa Mara Decorações, localizada em Águas Claras, gostou de participar da ação social. “A palestra foi bem bacana porque abordou a questão da importância da segurança no trabalho, falou um pouco da área fiscal e mostrou na prática o exercício laboral”, afirmou.  “Eventos como esse são importantes para que a comunidade conheça o trabalho do Senac, dos profissionais, dos alunos. Eu faço o curso Assistente Administrativo e ele me surpreendeu. Não é um curso só para quem procura um lugar no mercado de trabalho, mas também para quem já trabalha. Como empresária estou aprendendo muita coisa que está me ajudando muito”, destaca Omara.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo