Skip to content

Alunos de cabeleireiro e nutrição realizam provas para o Prêmio Excelência Senac

O Senac promoveu nesta quinta-feira (12), na unidade de Taguatinga, o quarto dia de avaliações finais que identificarão o melhor desempenho entre os alunos na modalidade Projetos Integradores de Competição para a II Edição do Prêmio Excelência Senac-DF. As ocupações avaliadas foram Técnico em Nutrição e Dietética, representada pelos alunos Amanda Araújo dos Santos, Érika Martins Nazário Lopes, Ingrid Santana Silva e Mário Sérgio Valença Filho, e Cabeleireiro, onde concorreram as alunas Katerine Alencar, Simone das Neves Melo, Alana Kely Alves Pinheiro e Bianca Teresa Mendes Neiva. Além das novas ocupações, hoje também ocorreu o encerramento da prova do curso de Confeitaria.

A prova de Técnico em Nutrição teve como tema “Gastronomia hospitalar na perspectiva do atendimento humanizado: o caminho entre qualidade, resultado e satisfação”. O auditório da unidade foi transformado em uma cozinha e em um quarto de hospital, onde os alunos executaram na prática a realidade dos processos de trabalho do técnico de nutrição na área hospitalar. “Trabalhamos a área clínica juntamente com a produção dos alimentos. Então os alunos puderam visualizar na prática toda a rotina desse profissional, desde o momento  da recepção da mercadoria, verificando a condição de higiene sanitária, depois o pré-preparo, o preparo e  a distribuição até esse alimento chegar íntegro ao paciente, sem nenhum risco de contaminação, seja ela física, química e/ou biológica”, explica Amanda Miranda, responsável técnica em Dietética e Nutrição do Senac-DF. Os alunos que participaram da prova são todos da unidade de Taguatinga.

Na prova da ocupação de cabeleireiro, as alunas das unidades Jessé Freire, Ações Móveis, Gama e Ceilândia simularam um atendimento onde tiveram que receber o cliente, fazer a avaliação do perfil, da identidade e da anatomia do rosto, de acordo com a proposta do projeto. “Hoje as alunas estão trabalhando o cenário de uma secretária executiva que vai para uma reunião importante de trabalho e precisa dos cuidados do profissional cabeleireiro. Elas serão avaliadas com quesitos técnicos da área. O mais importante aqui hoje é avaliar as marcas formativas do Senac no comportamento e atendimento desse aluno, que consiste na habilidade, no empreendedorismo, na capacidade de resolver problemas, no domínio técnico científico desse aluno, na atitude sustentável e na visão crítica desse aluno em relação ao mundo do trabalho”, destaca Juliana Martins Garcia, supervisora do eixo Ambiente e Saúde. “Nossa intenção aqui é formar um profissional que consiga de fato chegar no mercado de trabalho e resolver problemas, ser inovador e conseguir ser um profissional com todas essas habilidades”, conclui.

A prova de cabeleireiro contou com um avaliador externo, convidado para compor a comissão de avaliação técnica, que possuía mais dois avaliadores. “Essa é uma inciativa que tem que acontecer mesmo porque é dessa forma que você estimula e impulsiona esse aluno. Aceitei esse convite de vir aqui avaliar essas alunas porque é uma forma de valorizar as instituições que formam profissionais, para que essa formação seja cada vez mais séria e necessária”, afirmou o avaliador convidado Paulo Rogério, maquiador e cabeleireiro proprietário de um salão no Lago Sul. “O Senac está de parabéns pela formação desses profissionais. A instituição é uma das melhores escolas que oferece o curso de Cabeleireiro e Maquiagem, formando profissionais realmente capacitados para o mercado de trabalho”, destaca.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo