Skip to content

Alunos de logística visitam centro de distribuição de produtos

Alunos do último módulo do curso do Senac de Técnico em Logística, da unidade de Ceilândia, realizaram no dia 18 de abril uma visita técnica ao Centro de Distribuição do grupo Pão de Açúcar, localizado na Cidade do Automóvel. O objetivo foi mostrar aos estudantes como são operados os diversos processos logísticos dentro de uma grande empresa. Doze alunos participaram dessa atividade complementar, acompanhados pelo supervisor pedagógico da unidade, Marcos Antonio Lima dos Santos, e pelo chefe de operações do Centro de Distribuição do Pão de Açúcar, Sidnei Camelo.

“Por acreditar que a educação está além da sala de aula, o Senac incentiva e apoia atividades como essa, onde os alunos podem vivenciar, em um ambiente real de trabalho, o que aprendem em sala de aula”, destaca o gerente da unidade de Ceilândia do Senac, Elson José da Silva. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática todos os processos e operações que são desenvolvidas diariamente no setor, como planejamento e controle de recepção de produtos (pool de controle); controle de qualidade de entrada e saída; padrões e técnicas de conferência e alocação de ilhas de armazenagem lógica; estruturas de layout, para armazenagem e circulação de itens em estoque; operacionalização de equipamentos diversos; gestão de recursos humanos na área logística; e controle de planejamento de produção; entre outros.

“Essa atividade foi de fundamental importância para a formação desses alunos, pois possibilitou a eles uma visão realista de todas as abordagens técnicas que eles têm em sala de aula”, explica o supervisor pedagógico do Senac, Marcos Antonio Lima dos Santos. Ele lembra que a unidade de distribuição do Pão de Açúcar em Brasília é uma das maiores do grupo no Brasil, sendo responsável pelo recebimento e distribuição diária de mais de 30 mil itens comercializados, abastecendo cerca de 50 unidades, entre lojas com bandeira Pão de Açúcar, Assai e Extra.

A aluna Samara Marinho, de 40 anos, decidiu fazer o curso quando surgiu a oportunidade por meio do Pronatec e descobriu que tudo em sua vida gira em torno da logística. “Nunca tinha parado para pensar, mas quando comecei a fazer o curso percebi que tudo envolve logística, seja o trabalho, a vida pessoal, a faculdade”, destaca. Na visita técnica, o que mais chamou sua atenção foi o tamanho e também a organização do Centro de Distribuição. “Há uma organização muito grande para que tudo tenha eficácia e também um controle de tudo, juntando a parte humana e a informatização”, afirma. Sem trabalhar há algum tempo, a estudante vê o curso como uma oportunidade de entrar para o mercado de trabalho. “Quando me formar, pretendo trabalhar nessa área com certeza. Estou surpresa com esse curso, que me deu uma nova visão”, conclui Samara.

 

Fotos: Marcos Antonio Lima dos Santos

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo