Skip to content

Alunos do Senac-DF participaram de palestra virtual da Hemobrás

.

Alunos do curso Técnico em Hemoterapia do Senac-DF participaram de uma palestra realizada pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) com o tema Auditoria de Qualificação de Serviços de Hemoterapia. O encontro aconteceu em 19 de novembro por meio da plataforma Zoom e contou com a participação de 65 estudantes e instrutores de três turmas.

O palestrante, Fabrício Chaves Martins, que é chefe do Serviço de Relacionamento com a Hemorrede da Gerência de Plasma e Hemoderivados (GPH), falou da auditoria em si, explicando como ela funciona nos hemocentros parceiros da Hemobrás, além de ter prestado esclarecimentos sobre a cadeia produtiva do sangue que, segundo ele “é o escopo da auditoria, aquilo que nós auditores vamos ver dentro do serviço de hemoterapia, dentro de um hemocentro”. Além disso, apresentou para os alunos o sistema de auditoria da Hemobrás.

“O objetivo da auditoria é certificar os serviços de hemoterapia públicos e privados do Brasil, como tendo a qualidade suficiente para fornecer plasma para o fracionamento industrial, de forma que eu possa pegar aquele plasma, colocar em linha de produção e obter dele albumina, imunoglobulina, Fator 8, Fator 9 e demais medicamentos hemoderivados. Logo o escopo, ou seja, aquilo que eu vou ver na auditoria, é todo o processo da cadeia produtiva do sangue que venha a impactar a qualidade do plasma. Vou fazer isso pela observação direta, porque vou estar no hemocentro na hora, e pela observação documental”, explicou Fabrício Martins.

A instrutora do curso Técnico em Hemoterapia do Senac-DF, Paula Ferreira Jerônimo, destaca que esse é o segundo encontro com a Hemobrás, uma empresa brasileira de hemoderivados e biotecnologia vinculada ao Ministério da Saúde, sendo um ramo muito restrito dentro do Brasil. “Esse é o nosso segundo encontro, onde sugiro o tema da palestra e a Hemobrás faz um conteúdo personalizado e transmite por meio da plataforma virtual para os alunos do curso do Senac-DF”, afirma, lembrando que os estudantes não teriam oportunidade de conhecer essa área sem a disponibilidade dos servidores da Hemobrás, pois a empresa fica em Pernambuco, o que torna a visita técnica inviável.

“Os profissionais que nos atendem são especialistas no mercado de hemoderivados e esse encontro abre caminhos para esse conhecimento ímpar e enriquecedor para o currículo dos futuros profissionais da área. O tema central desta palestra foi mostrar como funciona uma auditoria de controle de qualidade e porque é tão importante para nós entender desse processo dentro de um Banco de Sangue, pois é através do controle de qualidade que nós sabemos se estão prestando um serviço que esteja dentro dos padrões de qualidade estipulado”, explica a instrutora Paula Jerônimo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo