Skip to content

Educação Financeira é tema de palestra ministrada aos alunos do Senac em Taguatinga

O Senac iniciou na manhã desta segunda-feira (2), em Taguatinga, uma série de oito palestras sobre Educação Financeira que irá contemplar todos os alunos dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada da unidade. Ministrada por Manoel Macedo, palestrante e instrutor do Banco Regional de Brasília – BRB, o encontro reuniu 150 alunos das turmas de Aprendizagem e de cursos técnicos e teve como objetivo fazer o público refletir sobre o assunto. As próximas palestras serão realizadas nos dias 4 (8h30), 6 (19h30), 10 e 11 de março (14h30).

“A Educação Financeira é um tema muito importante na vida das pessoas, mas infelizmente pouco falado até agora. A maioria das pessoas nunca teve uma aula sobre o assunto, nem na escola, nem na faculdade. E isso tem feito muita falta. Hoje nós temos aproximadamente 60% das famílias endividadas no Brasil. E um dos principais motivos é a falta de educação financeira”, explicou o palestrante Manoel Macedo.  

A palestra abordou os três principais pilares da educação financeira, que são o endividamento, o planejamento e o investimento. “Em endividamento, a gente fala basicamente os motivos que endividam as pessoas, o mal que isso traz e os cuidados que a pessoa tem que ter para não se endividar. O planejamento é a base para quem quer ter uma organização na vida financeira: planejar, anotar, cuidar, controlar. E investimento são as opções que nós temos no mercado financeiro. Se a pessoa hoje está endividada ela vai planejar, se organizar e vai passar a investir”, destacou.

De acordo com o gerente do Senac em Taguatinga, Ledir Júnior de Almeida, o tema já faz parte da temática de discussão e reflexão, principalmente com as turmas de Aprendizagem, que são jovens que estão iniciando carreiras e a vida profissional. “Estamos trazendo isso para o Senac Taguatinga para que o aluno entenda que está aqui buscando uma qualificação, uma habilitação, uma formação e uma posterior colocação no mercado, e que, acima de tudo, ele precisa gerenciar bem a sua remuneração”, destaca.

Aluna do curso Técnico em Nutrição e Dietética, Andressa Ribeiro dos Santos, 18 anos, participou pela primeira vez de uma atividade que abordou o tema educação financeira e aprovou a iniciativa. Ela acredita que o assunto é importante para os jovens que estão começando a carreira profissional. “Achei que a palestra foi bem aproveitável porque é um tema importante para nós que somos jovens ainda e estamos entrando no mercado de trabalho. Saber administrar o nosso dinheiro vai nos ajudar a construir um futuro melhor”, afirmou a estudante, destacando a dica que mais gostou. “O que achei mais interessante é que a gente deve se conscientizar e separar prioridades, devemos gastar com aquilo que a gente precisa e não com aquilo que a gente deseja”, disse.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo