Skip to content

Esclarecimento – Pregão Presencial nº 21/2014

Prezados Senhores,

Em atenção ao questionamento quanto ao Instrumento Convocatório do Pregão Presencial nº 21/2014, cujo objeto é o registro de preço para a eventual aquisição de no-breaks e estabilizadores, trazemos o seguinte esclarecimento:

Empresa: ENGETRON

“Gostaríamos que fosse confirmado pelo prezado Órgão como deverá ser fornecido os no-break dos itens 2 e 3 do edital, sendo a dúvida em relação a forma de onda de saída dos mesmos:

Todo equipamento eletrônico é projetado para operar com a energia disponível no local de instalação. Em geral, esta energia é fornecida pela concessionária, e sua forma de onda é senoidal.  Entretanto, existem alguns equipamentos que não conseguem reproduzir a mesma forma de onda fornecida pela concessionária, apresentam estes o que chamamos de forma de onda senoidal por aproximação, sendo uma deficiência (conforme podemos observar abaixo) que pode implicar em desvantagens ou prejuízos para equipamentos mais sensíveis, como por exemplo, servidores de alta capacidade.  Senoidal Pura – Conforme podemos observar no gráfico abaixo com tensão de saída totalmente senoidal, apresentando THD (distorção harmônica total da tensão em 2,5%, ATENDENDO a referência normativa internacional de até 8%, conforme IEEE).

Senoidal por Aproximação – Conforme podemos observar no gráfico abaixo com tensão de saída senoidal por aproximação/semi-senoidal, apresentando THD (distorção harmônica total da tensão em 51,4%, MUITO SUPERIOR a referência normativa internacional de até 8%, conforme IEEE).

Baseado nas informações acima, como devemos proceder? Serão aceitos no-break com forma de onda senoidal e estabilizada?”

Resposta: CONSIDERA-SE A FORMA DE ONDA SENOIDAL PURA, A QUAL ATENDE A REFERÊNCIA NORMATIVA INTERNACIONAL DE ATÉ 8%, CONFORME IEEE.

Em, 05 de dezembro de 2014.

Comissão Permanente de Licitação

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo