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Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac-DF oferece aulas de robótica com Arduino

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Os alunos dos cursos da área de tecnologia da informação, da Faculdade Senac-DF, têm a oportunidade de ter aulas de robótica com o Arduino – uma plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes.

As aulas são ministradas na disciplina de Tópicos Avançados de Tecnologia da Informação e, segundo o professor Marcelo Persegonda, é uma experiência incrível para os estudantes. “A disciplina tem como objetivo ensinar os alunos sobre as últimas tendências em Tecnologia da Informação e como aplicá-las em projetos práticos e reais. A robótica é um campo que está em constante evolução e os alunos têm a oportunidade de aprender habilidades valiosas que podem ser aplicadas em suas futuras carreiras. Além do mais, os estudantes podem desenvolver sistemas que terão manifestação no mundo real por meio de módulos e componentes do Arduino, fazendo que a ciência-ficção se torne realidade. O limite para criação é a imaginação!”, disse. 

A utilização do Arduino na robótica é uma das formas mais comuns e acessíveis para criar protótipos de robôs. A plataforma é uma placa microcontroladora que permite que sejam criados projetos interativos, desde robôs simples até sistemas automatizados mais complexos. O Arduino é fácil de usar e programar e desenvolve rapidamente protótipos. “A metodologia utilizada nas aulas é a andragogia, a qual é a ciência de orientar adultos a aprender. O termo remete para o conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças. Fazemos das nossas aulas um momento de aprendizado com muita diversão”, afirmou o professor.

Durante as aulas de robótica com Arduino, os alunos aprendem sobre eletrônica, programação e mecânica. Eles são desafiados a pensar criativamente e a trabalhar em equipe para criar soluções práticas para problemas reais. Os projetos desenvolvidos pelos alunos podem ser de diversos tipos, desde uma luz que acende conforme o programa desenvolvido até uma impressora 3D para criação de peças 

O professor Persegona acrescenta que a disciplina também é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. “Eles aprendem a analisar problemas, identificar as necessidades do projeto e desenvolver soluções. Isso é extremamente valioso para sua formação profissional e os prepara para enfrentar desafios em suas futuras carreiras”, declarou.

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