Skip to content

Oportunidade para mudar de vida

Carmem Idalina Porfírio, 52 anos, trabalhou como agente de portaria em um prédio residencial até 2016, quando ficou desempregada. Mãe de duas filhas e única responsável pelos meios de subsistência delas, adoeceu com a situação, entrou em depressão e o gasto com medicação a fez ficar sem nada. Viveu 4 anos nessa situação. Sem perspectiva de vida ou de um futuro melhor, chegou a passar fome e a perder a esperança. Até que viu uma placa anunciando cursos gratuitos de qualificação profissional do Senac em uma instituição parceira no Recanto das Emas, o Recanto das Artes, e resolveu se informar. Saiu de lá matriculada em dois cursos: Confeiteiro e Salgadeiro. A decisão de se profissionalizar mudou sua vida e a transformou na proprietária do Ateliê Carmem Porfírio, especializado em bolos, tortas e doces.

O começo foi difícil, pois sem recursos financeiros, ela caminhava todos os dias de sua casa até o local das aulas, um percurso de 4 km, que ao final do dia totalizavam 16 km, já que fazia duas vezes, um de manhã, para o curso de Confeiteiro, e outro à tarde, para o curso de Salgadeiro. “Saia de manhã cedinho, muitas vezes não tomava café porque não tinha o que comer. Saia de casa com fome, andava 4 km, fazia o curso, voltava em casa e fazia alguma coisinha para dar para minhas filhas quando tinha, como arroz e ovo, e voltava para o curso. Não foi fácil. Muitas vezes eu comia o que tinha no curso, um bolo que era feito, os lanches que minhas colegas às vezes faziam e dividiam. As professoras me ajudaram muito também”, conta Carmem.

A empreendedora ressalta a importância do apoio dos profissionais do Senac e da instituição parceira. “O apoio das professoras foi fundamental. O pessoal do Senac que fazia as inscrições me ajudou muito e também o pessoal do Recanto das Artes, que se não tivesse cedido as salas não teria o espaço para fazer o curso. Essas parcerias são muito importantes porque permite que a comunidade venha a usufruir daquilo que essa empresa está oferecendo”, destaca. “Apesar de todas as dificuldades que passei, eu tinha certeza de que aquela oportunidade que o Senac me deu nenhuma outra empresa ia dar. Então eu agradeci a Deus todos os dias porque o Senac fez essas unidades em comunidades como a minha, para pessoas que realmente precisam, pessoas que não têm perspectiva de vida, que não têm um rumo, muitas vezes não têm estudo, não têm dinheiro da passagem. Com o Senac aqui no Recanto eu podia ir andando, mas se fosse no Plano eu teria que pagar passagem e isso seria para mim inviável, impossível”, afirma.

A empreendedora aproveitou todas as oportunidades e fez no total 10 cursos no Senac. Além de Confeiteiro e Salgadeiro, ela fez cursos online gratuitos voltados a empresários e empregados do setor do comércio, como Ferramentas de Marketing Digital, Liderança Coach, Planejamento e Estratégias de Empreendedorismo para o Comércio, Liderança, além dos cursos Comida Natalina, Aperfeiçoamento de Tortas Doces e Salgadas, Técnicas de Produção de biscoitos Finos e Artesanais e Cake Design. “Deus mandou o Senac para ser um divisor de águas na minha vida”, declara.

 “Hoje eu trabalho, vendo o meu bolo, abro uma conta, minha filha está formada na faculdade, a outra estuda, comprei tudo o que eu precisava. Hoje tenho comida na minha casa, como bem, não sou depressiva, não sou mais doente, não tenho complexo de inferioridade, hoje eu sou uma pessoa realizada e respeitada, principalmente pelos vizinhos. Agora eu falo que sou confeiteira, cake design e salgadeira. Isso para mim mudou a história. Quando falo para uma pessoa que tenho curso do Senac, isso traz uma credibilidade a mais. Essa oportunidade foi uma mudança completa. Hoje eu me vejo uma mulher realizada”, finaliza.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo