Skip to content

Aprendiz se torna empreendedor

Aos 14 anos, o brasiliense Renato de Carvalho Leão Vitor decidiu entrar para o mercado de trabalho e foi atrás de um emprego. Conseguiu vaga em um supermercado localizado ao lado da casa onde morava com os pais, em Ceilândia. Por ser menor de idade, foi contratado como menor aprendiz e, ao mesmo tempo em que trabalhava no local, fez o curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado no Senac de Taguatinga. A experiência no Senac, com o Curso de Aprendizagem, foi o pontapé inicial para sCaso de Sucesso - Renato de Carvalho-7e tornar empreendedor. Atualmente, aos 22 anos, é franqueado de uma distribuidora de perfumes no centro de Ceilândia.

“Tive um aprendizado enorme no Senac. Tanto que recentemente voltei lá para agradecer aos professores. Quando saí do Senac passei um tempo no Supercei e depois servi no quartel por três anos. Durante os anos, a gente vai acumulando todo o aprendizado, mas uma parte empreendedora eu trouxe do Senac. Aprendi muito lá”, diz ele, ressaltando que durante o tempo que estudou na instituição passou a ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho. “O Senac abriu muito minha mente para ter meu próprio negócio. Sou muito grato ao Senac”, concluiu.

Sobre a Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem qualifica jovens entre 14 e 24 anos por meio de cursos profissionalizantes que facilitam a sua inserção no mercado de trabalho. Ele funciona com base na Lei 10.097/2000 sobre Aprendizagem, que obrigada os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados, a contratar aprendizes. Os cursos que o Senac oferece são: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, em Serviços Administrativos, de Lanchonete, de Supermercados, de Vendas, Desportivos e em Serviços Hoteleiros. Para participar, o jovem deve procurar primeiro uma empresa que contrate aprendizes para se cadastrar. Depois de selecionado pela empresa, o jovem é encaminhado para o curso no Senac.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo